sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Ação: O Movimento Abolicionista no Brasil: o uso do marketing e propaganda para conscientizar.

Ação desenvolvida pelo trio de bolsistas: Amara Brandão, Bárbara Rocha e Sara Nagly

1. OBJETIVOS:
  • Compreender a situação dos escravos após a abolição.
  • Refletir a cerca das consequências da escravidão para o Brasil na atualidade.
  • Entender a situação do trabalho escravo na sociedade contemporânea em paralelo a escravidão dos negros no Brasil.
2. JUSTIFICATIVA:
Observando o desempenho dos discentes e procurando encontrar maneiras de dinamizar e diversificar o ensino de historia na sala de aula, fica evidente a necessidade de estimular a pratica e estudo desta.
A ação busca compreender todos os objetivos citados, no sentido em que busca-se a contextualização dos assuntos abordados na disciplina.
Conclui-se que os conhecimentos e aprendizagens adquiridos pelos alunos  poderão ser utilizados em ações que vão além da prática pedagógica, preparando-os para situações e adversidades enfrentadas na vida, como por exemplo, saber lidar com pessoas com opiniões distintas, bem como a habilidade interpessoal, imprescindível nas relações humanas.

3. RECURSOS E MATERIAIS
Livro didático, material de apoio confeccionado pelas bolsistas, datashow, pen drive, vídeo, cartolinas, revistas, cola branca, tesouras. 

4. METODOLOGIA
·        A atividade foi dividida em dois momentos. No primeiro momento as bolsistas ministraram uma microaula sobre o tema, com os seguintes conteúdos: A Abolição da Escravidão no Brasil, Os Escravos após a Abolição, As consequências do fim da escravidão para o Brasil na atualidade e Trabalho escravo contemporâneo. No segundo momento, um vídeo abordando o tema da escravidão contemporânea no Brasil foi passado e as turmas foram divididas em quatro grupos para, após a reflexão, elaborarem uma propaganda (folder/cartaz) com o objetivo de conscientizar a população sobre a existência do trabalho escravo nos dias atuais.

5. METAS
·         Analise e discussão do conteúdo ministrado e do vídeo apresentado.
·         A compreensão da importância do material na construção e apoio ao conteúdo programático.
6. CRONOGRAMA
6.1. Local de realização – Escola: sala de aula.
6.2. Data de realização: 19, 25, 26 de novembro de 2015.
7. RESULTADOS ESPERADOS:
·         Reconhecimento dos conteúdos teóricos e metodológicos trabalhados na disciplina por meio do material de apoio e do vídeo apresentado.
·         Ampliação dos conhecimentos acerca dos conteúdos ministrados.
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

APOLINÁRIO, Maria Raquel. Projeto Araribá: História. São Paulo: Moderna, 2010. 

Confira as imagens da ação:






Ação: A presença da Ditadura Militar no Piauí


Ação desenvolvidas pela dupla de bolsistas: Ana Karoline Nery e Caíque Oliveira.

1. OBJETIVO

  • Retratar o período da Ditadura Militar no Piauí e sua  influência no Estado.

2. METODOLOGIA:

A aula vai iniciou com a apresentação de vídeos e imagens de como se consolidou o maquinário ditatorial no Estado, especificamente em Teresina. Retratamos a opressão e os movimentos contra o regime ocorridos no Piauí.  Mostrando os órgãos através de imagens que legitimavam o regime aqui ( quartel que hoje é a casa da cultura, porão da tortura). Finalizamos a atividade pedindo a elaboração pelos alunos de uma redação de no mínimo 12 laudas, sobre o entendimento do que é o regime ditatorial, tirando como base a micro aula sobre a Ditadura no Piauí.

3. CRONOGRAMA:

  • Local de realização: escola - sala de aula
  • Data de realização: 4 á 10/11/2015
4. REFERÊNCIA:

APOLINÁRIO, Maria Raquel. Projeto Araribá: História. São Paulo: Moderna, 2010. 

5. CONCLUSÃO DA AÇÃO:

Na atividade feita nas turmas, observamos uma boa participação dos alunos. Tanto em relação aos assuntos ministrados em sala, quanto aos abordados nas ações. Somente alguns alunos, deixaram de fazer a apresentação. Mas, nem por isso a ação deixou de atingir o objetivo desejado. 




Confira as imagens da ação:










sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Ação Tabuleiro da História

Ação desenvolvida pelo trio de bolsistas: Amara Brandão, Bárbara Rocha e Sara Nagly

1. OBJETIVOS:
1.      Enfatizar os conhecimentos no processo de ensino-aprendizagem através de um jogo de tabuleiro.
2.      Verificar de maneira dinâmica a absorção do conteúdo ministrado nas aulas de história.
3.      Analisar a interação dos discentes na perspectiva metodológica da disciplina história.
2. JUSTIFICATIVA:
Observando o desempenho dos discentes e procurando encontrar maneiras de dinamizar e diversificar o ensino de historia na sala de aula, fica evidente a necessidade de estimular a pratica e estudo desta.
O Tabuleiro da Historia busca compreender todos os objetivos citados, no sentido em que busca-se a contextualização dos assuntos abordados na disciplina. Os jogos, além do caráter lúdico e divertido que proporciona ao jogador, também desenvolvem funções que vão além do entretenimento, envolvendo também aspectos sociais, cognitivos e afetivos do participante.
Conclui-se que os conhecimentos e aprendizagens adquiridos pelos alunos nos jogos poderão ser utilizados em ações que vão além da prática pedagógica, preparando-os para situações e adversidades enfrentadas na vida, como por exemplo, saber lidar com pessoas com opiniões distintas, bem como a habilidade interpessoal, imprescindível nas relações humanas.
3. RECURSOS E MATERIAIS
Livro didático, tabuleiro, dados.
4. METODOLOGIA
·         Divisão da sala em três ou quatro grupos;
·         Início do jogo de perguntas e respostas. Quem acertar as questões avança uma casa.
·         A equipe que conseguir responder mais questões de forma correta e chegar ao fim do jogo, vence a partida.
5. METAS
·         Analise e discussão das questões do jogo de tabuleiro.
·         A compreensão da importância do material na construção e apoio ao conteúdo programático.
6. CRONOGRAMA
6.1. Local de realização – Escola: sala de aula.
6.2. Data de realização: outubro de 2015
7. RESULTADOS ESPERADOS
·         Reconhecimento dos conteúdos teóricos e metodológicos trabalhados na disciplina por meio do jogo de tabuleiro utilizado.
·         Ampliação dos conhecimentos acerca dos conteúdos ministrados.
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

APOLINÁRIO, Maria Raquel. Projeto Araribá: História. São Paulo: Moderna, 2010. 

Confira as imagens da ação:





Ação: O Uso da propaganda na era Vargas

Ação desenvolvidas pela dupla de bolsistas: Ana Karoline Nery e Caíque Oliveira 

1. OBJETIVO:

  • Apontar aos alunos a construção da imagem de Vargas durante a Era Vargas através da propaganda e ao mesmo tempo mostrar a repressão ditatorial de Vargas através da DIP.
2. METODOLOGIA:

As atividades foram nas turmas do 9 ano, A e B. Iniciamos a ação fazendo uma breve explicação sobre o discurso feito no governo Vargas e o uso da propaganda feita para a legitimação do uso do seu poder. Em seguida, mostramos duas música criadas no período uma de exaltação e uma censurada, para que os alunos percebessem que só era bem visto naquela época conteúdos que exaltassem o governo. Depois da apresentação das músicas, dividimos a turma em 4 grupos e cada um recebeu uma cartolina e imagens de ações empreendidas durante o governo Vargas como assistência á:( educação, trabalho, saúde, voto feminino) e cada grupo produziu uma propaganda do governo utilizando as imagens e criando um discurso propagandista. Ao final, todos  fizeram a apresentação.

3. CRONOGRAMA:

  • Local de realização: escola - sala de aula
  • Data de realização: 16 á 22/ 09/ 2015
4. REFERÊNCIA:


APOLINÁRIO, Maria Raquel. Projeto Araribá: História. São Paulo: Moderna, 2010. 

5. CONCLUSÃO DA ATIVIDADE: 

Na atividade feita nas turmas, observamos uma boa participação dos alunos. Tanto em relação aos assuntos ministrados em sala, quanto aos abordados nas ações. Somente alguns alunos, deixaram de fazer a apresentação. Mas, nem por isso a ação deixou de atingir o objetivo desejado. 

Confira imagens da ação: 

















segunda-feira, 6 de julho de 2015

Ação: Cultura Negra




Objetivos da ação:

- Analisar a imagem que foi construída sobre a África e a cultura negra ao longo do século XX

- Identificar os principais aspectos das religiões de matrizes africanas através da elaboração de cartazes pelos alunos.


Essa ação teve como objetivo analisar a imagem que foi construída sobre a África e a cultura negra ao longo do século XX e identificar os principais aspectos das religiões de matrizes africanas através da elaboração de cartazes pelos alunos. No 1° momento teve a exposição do vídeo sobre “O perigo de uma história única - Chimamanda Adi-chie”. No 2° momento: Explicamos o vídeo e analisamos juntamente com os alunos de que maneira a imagem que foi construída sobre a África e a cultura negra ao longo do século. No 3° momento: os alunos foram divididos em 5 grupos para elaborarem cartazes através das pesquisas feitas sobre as religiões de matrizes africanas: Batuque, Quimbanda, Candomblé, Umbanda e Cabula. A ação foi realizada em 2 aulas.





Vídeos Utilizados:
O perigo de uma história única - Chimamanda Adichie

•          https://www.youtube.com/watch?v=qDovHZVdyVQ (18 min 47 s)

Ação 2: República no Brasil


Unidade 02 :República no Brasil


Objetivos:

- Identificar que a construção da identidade brasileira constitui-se como um processo histórico, cultural e politico desde a implantação da República.

- Analisar a imagem que os estrangeiros têm do Brasil, que é visto como o país do futebol e carnaval.

Metodologia:

- 1°momento: Explicação sobre a implantação da República e as transformações enfrentadas, onde o Brasil não seria entendido pelos valores da Europa, sendo assim formando o que seria conhecido a “cara do Brasil”.

- 2°momento: Mostrar os vídeos de estrangeiros falando à imagem que tem do Brasil e depois perguntar para os alunos, sobre o que acharam da visão destes.

- 3°momento: Os alunos irão elaborar uma redação baseado na explicação, nos vídeos e os questionamentos levantados.

Links dos vídeos:

O que as pessoas nos EUA sabem sobre o Brasil? 5 min e 54 seg
https://www.youtube.com/watch?v=5qMxb-OroJM
O que o mundo sabe sobre o Brasil? (Austrália) 3min e 43 seg
https://www.youtube.com/watch?v=NxiyhjO6IwQ


Fotos:

                A pergunta foi baseada na explicação e nos vídeos levados para a discussão em sala.


                             Essa ação foi realizada nas turmas do 9 °B e 9° C.




quinta-feira, 2 de julho de 2015

Ação "A Era dos Impérios"

A ERA DOS IMPÉRIOS

OBJETIVOS:
  • Identificar a formação de uma nova economia global no século XIX, caracterizando a expansão colonial capitalista.
  • Observar as formas de dominação do continente asiático e africano, bem como as forma de resistência.
  • .Perceber como o imperialismo ainda se faz presente no cotidiano dos alunos.

METODOLOGIA:
  • A aula foi desenvolvida através do método dialogado expositivo, onde foi apresentados aos alunos através de Slides, charges, imagens e as principais informações do capitulo A era dos impérios. A ação foi desenvolvida como uma ação mais simples voltada para uma micro aula, pois além de manter-se totalmente voltada para o conteúdo, também possibilitará avaliar como alunos interagem com a primeira ação proposta pelos bolsistas do PIBID.
  • Apresentação da Micro Aula
  • A ação seguiu o roteiro proposto pelo tema V da unidade I do livro, apresentação como aconteceu o imperialismo no mundo moderno (Século XIX), como apoio a micro aula utilizaremos o video:  https://www.youtube.com/watch?v=9obMnAfer3M (7 min e 35 seg)