segunda-feira, 27 de abril de 2015

Ação "Trabalho, Consumo e Publicidade nos dias de hoje e sua relação com a Revolução Industrial do Século XVIII" desenvolvida na turma de 8º ano

A ação de tema "Trabalho, Consumo e Publicidade nos dias de hoje e sua relação com a Revolução Industrial do Século XVIII" foi desenvolvida na turma 18BM (8º Ano) pelos pibidianos Lucas Ramyro Gomes de Brito e Márcia Suely Santiago de Lira Araújo no dia 13 de Abril de 2015.

Teve como objetivo geral desenvolver uma reflexão nos alunos acerca das revoluções que ocorreram durante os séculos XVII e XVIII na Europa, bem como o desencadeamento de algumas transformações no panorama social e cultural, no que tange o trabalho e o consumo atualmente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Identificar algumas características das revoluções que marcam o início de uma sociedade em desenvolvimento intelectual, industrial e cultural.
  • Desenvolver no aluno a capacidade de entender que as revoluções foram importantes para o desenvolvimento da nossa economia atual.
  • Incentivar o aluno a aprender a temática para desenvolver-se bem na disciplina estudada.
  • Entender o poder da publicidade ao promover um consumo não-sustentável.
  • Conscientizar os alunos das mensagens ocultas na publicidade com objetivo de criar um estilo de vida específico, de forma a aumentar o consumo.
  • Entender que um consumo sem limites exerce demasiada pressão sobre os recursos naturais e provoca danos ao meio ambiente.

METODOLOGIA:

Os alunos serão orientados a estudarem sobre a temática com auxilio dos Pibidianos, onde haverá uma aula expositiva sobre a questão do trabalho, do consumo e da publicidade, relacionando-os com a Revolução Industrial do Século XVIII e, por fim, os alunos confeccionarão um mural seguindo as seguintes orientações:

1. Explicar o que é publicidade e qual o seu papel.
2. Explicar o poder da publicidade e suas consequências.
3. Mostrar exemplos de publicidade em forma de vídeos, revistas e jornais. 
4. Pedir que os alunos recortem anúncios de revistas e jornais e classifiquem de acordo com o público: mulheres, homens, unissex, crianças e jovens.  
5. Pedir aos alunos que façam uma lista de produtos em conjunto no quadro do que já eles compraram ou gostariam de comprar e classifiquem em produtos de necessidade básica e supérfluos.

RECURSOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS:

  • Livros didáticos de História.
  • Texto explicativo.
  • Revistas e Jornais.
  • Cola.
  • Papel.
  • Tesoura.
  • Quadro de Acrílico.
  • Pincel.
  • Apagador.

AVALIAÇÃO

  • Questionamentos durante a aula.
  • Confecção de mural em papel madeira.

REFERÊNCIA:

Projeto Araribá: História. Organizadora Editora Moderna; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna; editora responsável Maria Raquel Apolinário. 3. Ed. São Paulo: Moderna, 2010. (8º ano).


Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história / Secretaria de Educação Fundamental.  Brasília: MEC / SEF, 1998.

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto
ciclos: apresentação dos temas transversais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

Veja imagens dos alunos produzindo os murais:

















Alguns dos trabalhos produzidos:



Alunos: Guilherme, Isanyanny, Jacob e Rafaela

Alunos: Érica Samara, Thainá Carvalho, Maria Eduarda, Kaline Silva, Ingrid do Vale

Alunos: Conceição de Maria, Letícia Hellen, Ana Paula, Sabrina Pereira, Carlos Eduardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário