Produção de
Mosaico (Turma 17 DM / 7º ano)
Esta ação
foi idealizada e solicitada pelo professor da disciplina, executada no dia
dezesseis de abril de 2015 pelos bolsistas Lucas Ramyro Gomes de Brito e Márcia Suely Santiago de Lira Araújo, onde se fez uma explicação do que é mosaico e feito
orientações de como se produzir o mesmo na atividade solicitada. O intuito da
ação era recapitular o assunto ministrado sobre os árabes, a Arábia e os reinos
islâmicos, focando a religião e as mesquitas.
O eixo
motivador e de aprendizagem seria o trabalho em equipe. Alguns alunos
conseguiram produzir o trabalho em coletividade, mostrando afinidades, enquanto
outros, tiveram discordâncias e a solução foi a separação e produção
individual.
Ao final da
atividade, os alunos foram solicitados a responder questões como o que
aprenderam sobre mosaicos e mesquitas, as dificuldades que encontraram e os
pontos positivos e negativos do trabalho. Que dificuldades as equipes
encontraram? O que consideraram positivo e negativo no trabalho? O que
aprenderam sobre os mosaicos e as mesquitas.
Texto
motivador: Produzir um mosaico
“O mosaico é uma forma de arte usada
para decorar superfícies, como uma parede, um teto ou um piso. Para produzir um
mosaico são usadas pequenas peças coloridas, que podem ser de pedra, vidro,
mármore, cerâmica ou esmalte. Agrupadas, elas criam desenhos variados ou belas
formas geométricas. Mosaicos formados de pastilhas ou ladrilhos de cerâmica
foram muitos usados na decoração das mesquitas muçulmanas.”
Materiais:
·
Uma
folha de papel-cartão;
·
Revistas
velhas;
·
Papel
espelho (as cores dependem do desenho escolhido);
·
Um
tubo de cola escolar líquida;
·
Tesoura
sem ponta;
·
Uma
lata pequena de esmalte sintético brilhante na cor preta;
·
Uma
lata pequena de verniz brilhante incolor;
·
Um
pincel redondo fino;
·
Um
pincel chato.
Passos para produzir um mosaico:
1) Cada grupo vai fazer um desenho na
folha de papel-cartão. De preferência, escolham um desenho simples.
2) Recortar em pedaços pequenos as folhas
de papel espelho.
3) Escolher as páginas mais coloridas das
revistas e cortá-las em pequenos pedaços.
4) Colar os pedacinhos de papel espelho
dentro do desenho, um bem próximo do outro. Ao colar, respeitem o contorno da figura,
tomando cuidado para não ultrapassá-lo.
5) Como fundo, colar os pedacinhos
recortados da revista ao redor da figura.
6) Quando a cola estiver seca, passar o
esmalte preto com o pincel fino sobre todas as emendas dos papeizinhos.
7) Depois de secar o esmalte, passar uma
camada de verniz sobre o trabalho.
8) Estender o trabalho sobre uma mesa e
deixá-lo secar.
9) Reunir o trabalho com os dos outros
grupos e expor os cartazes em um mural.
REFERÊNCIA:
APOLINÁRIO, Maria Raquel (editora). Projeto
araribá: história. Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela
Editora Moderna. 3ª edição. Volume 2. São Paulo: Moderna, 2010. Obra em 4
volumes para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Aluno: Marlon |
Alunas: Millena, Nalanda, Nivea |
Alunas: Maria Clara, Debora Eduarda, Eva Jessica, Taciane Kaylla |
Alunos: João Davi, André Ricardo, Pedro Vitor, Mateus Oliveira |
Alunos: Lucas Matheus da Silva, Thalyson Ricardo, Luis Kaike, Marcos Vitor |
Nenhum comentário:
Postar um comentário