segunda-feira, 27 de abril de 2015

Ação "Trabalho, Consumo e Publicidade nos dias de hoje e sua relação com a Revolução Industrial do Século XVIII" desenvolvida na turma de 8º ano

A ação de tema "Trabalho, Consumo e Publicidade nos dias de hoje e sua relação com a Revolução Industrial do Século XVIII" foi desenvolvida na turma 18BM (8º Ano) pelos pibidianos Lucas Ramyro Gomes de Brito e Márcia Suely Santiago de Lira Araújo no dia 13 de Abril de 2015.

Teve como objetivo geral desenvolver uma reflexão nos alunos acerca das revoluções que ocorreram durante os séculos XVII e XVIII na Europa, bem como o desencadeamento de algumas transformações no panorama social e cultural, no que tange o trabalho e o consumo atualmente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Identificar algumas características das revoluções que marcam o início de uma sociedade em desenvolvimento intelectual, industrial e cultural.
  • Desenvolver no aluno a capacidade de entender que as revoluções foram importantes para o desenvolvimento da nossa economia atual.
  • Incentivar o aluno a aprender a temática para desenvolver-se bem na disciplina estudada.
  • Entender o poder da publicidade ao promover um consumo não-sustentável.
  • Conscientizar os alunos das mensagens ocultas na publicidade com objetivo de criar um estilo de vida específico, de forma a aumentar o consumo.
  • Entender que um consumo sem limites exerce demasiada pressão sobre os recursos naturais e provoca danos ao meio ambiente.

METODOLOGIA:

Os alunos serão orientados a estudarem sobre a temática com auxilio dos Pibidianos, onde haverá uma aula expositiva sobre a questão do trabalho, do consumo e da publicidade, relacionando-os com a Revolução Industrial do Século XVIII e, por fim, os alunos confeccionarão um mural seguindo as seguintes orientações:

1. Explicar o que é publicidade e qual o seu papel.
2. Explicar o poder da publicidade e suas consequências.
3. Mostrar exemplos de publicidade em forma de vídeos, revistas e jornais. 
4. Pedir que os alunos recortem anúncios de revistas e jornais e classifiquem de acordo com o público: mulheres, homens, unissex, crianças e jovens.  
5. Pedir aos alunos que façam uma lista de produtos em conjunto no quadro do que já eles compraram ou gostariam de comprar e classifiquem em produtos de necessidade básica e supérfluos.

RECURSOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS:

  • Livros didáticos de História.
  • Texto explicativo.
  • Revistas e Jornais.
  • Cola.
  • Papel.
  • Tesoura.
  • Quadro de Acrílico.
  • Pincel.
  • Apagador.

AVALIAÇÃO

  • Questionamentos durante a aula.
  • Confecção de mural em papel madeira.

REFERÊNCIA:

Projeto Araribá: História. Organizadora Editora Moderna; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna; editora responsável Maria Raquel Apolinário. 3. Ed. São Paulo: Moderna, 2010. (8º ano).


Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história / Secretaria de Educação Fundamental.  Brasília: MEC / SEF, 1998.

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto
ciclos: apresentação dos temas transversais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

Veja imagens dos alunos produzindo os murais:

















Alguns dos trabalhos produzidos:



Alunos: Guilherme, Isanyanny, Jacob e Rafaela

Alunos: Érica Samara, Thainá Carvalho, Maria Eduarda, Kaline Silva, Ingrid do Vale

Alunos: Conceição de Maria, Letícia Hellen, Ana Paula, Sabrina Pereira, Carlos Eduardo

terça-feira, 14 de abril de 2015

História da Escola Municipal Eurípides de Aguiar



Entrada PrincipalA Escola Municipal Eurípides de Aguiar localizado no Bairro Marquês de Paranaguá, foi fundada no ano de 1965. O início da construção deu-se na gestão do então Prefeito, na época, Petrônio Portela Nunes, em 1961, e concluída pelo Governo do Estado em 1965, através de parceria com a Prefeitura Municipal. Sendo governador do Estado, Petrônio Portela e Prefeito de Teresina, Dr. Hugo Bastos.

O nome da escola veio de uma homenagem a Eurípides Clementino de Aguiar, formado em Farmácia e Medicina, pela Faculdade da Bahia, sendo eleito Prefeito de Floriano, Deputado Estadual, Governador do Estado, Deputado Federal e por fim, Senador da República, atuando também como jornalista, dedicando todos os seus cargos a vida pública do Piauí.  A escola passou, ao longo do tempo, por várias reformas, vale ressaltar a reforma de 1998, que levou a construção do Ginásio Poliesportivo Firmino Ribeiro da Silva (Seu Duca). O ginásio foi erguido no mandato do Prefeito Firmino da Silveira Soares Filho, que tinha como seu Secretario Municipal de Educação e Cultura, José Reis Pereira.

A escola passou por sua última reforma no ano de 2007, que resultou na renovação de carteiras, portas, quadros acrílicos, banheiros e a chegada de novos computadores para o Laboratório de Informática e para a Biblioteca, na administração do Prefeito, Dr. Sílvio de Oliveira Mendes Filho, e Secretário Municipal de Educação, Profº Dr. Washington Luís de Sousa Bonfim.