sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Ação: O Uso da propaganda na era Vargas

Ação desenvolvidas pela dupla de bolsistas: Ana Karoline Nery e Caíque Oliveira 

1. OBJETIVO:

  • Apontar aos alunos a construção da imagem de Vargas durante a Era Vargas através da propaganda e ao mesmo tempo mostrar a repressão ditatorial de Vargas através da DIP.
2. METODOLOGIA:

As atividades foram nas turmas do 9 ano, A e B. Iniciamos a ação fazendo uma breve explicação sobre o discurso feito no governo Vargas e o uso da propaganda feita para a legitimação do uso do seu poder. Em seguida, mostramos duas música criadas no período uma de exaltação e uma censurada, para que os alunos percebessem que só era bem visto naquela época conteúdos que exaltassem o governo. Depois da apresentação das músicas, dividimos a turma em 4 grupos e cada um recebeu uma cartolina e imagens de ações empreendidas durante o governo Vargas como assistência á:( educação, trabalho, saúde, voto feminino) e cada grupo produziu uma propaganda do governo utilizando as imagens e criando um discurso propagandista. Ao final, todos  fizeram a apresentação.

3. CRONOGRAMA:

  • Local de realização: escola - sala de aula
  • Data de realização: 16 á 22/ 09/ 2015
4. REFERÊNCIA:


APOLINÁRIO, Maria Raquel. Projeto Araribá: História. São Paulo: Moderna, 2010. 

5. CONCLUSÃO DA ATIVIDADE: 

Na atividade feita nas turmas, observamos uma boa participação dos alunos. Tanto em relação aos assuntos ministrados em sala, quanto aos abordados nas ações. Somente alguns alunos, deixaram de fazer a apresentação. Mas, nem por isso a ação deixou de atingir o objetivo desejado. 

Confira imagens da ação: 

















Nenhum comentário:

Postar um comentário