Ação desenvolvida pelo trio de bolsistas: Amara Brandão, Bárbara Rocha e Sara Nagly
1. OBJETIVOS:
1. Enfatizar
os conhecimentos no processo de ensino-aprendizagem através de um jogo de
tabuleiro.
2. Verificar
de maneira dinâmica a absorção do conteúdo ministrado nas aulas de história.
3. Analisar
a interação dos discentes na perspectiva metodológica da disciplina história.
2. JUSTIFICATIVA:
Observando
o desempenho dos discentes e procurando encontrar maneiras de dinamizar e
diversificar o ensino de historia na sala de aula, fica evidente a necessidade
de estimular a pratica e estudo desta.
O
Tabuleiro da Historia busca compreender todos os objetivos citados, no sentido
em que busca-se a contextualização dos assuntos abordados na disciplina. Os
jogos, além do caráter lúdico e divertido que proporciona ao jogador, também
desenvolvem funções que vão além do entretenimento, envolvendo também aspectos
sociais, cognitivos e afetivos do participante.
Conclui-se
que os conhecimentos e aprendizagens adquiridos pelos alunos nos jogos poderão
ser utilizados em ações que vão além da prática pedagógica, preparando-os para
situações e adversidades enfrentadas na vida, como por exemplo, saber lidar com
pessoas com opiniões distintas, bem como a habilidade interpessoal,
imprescindível nas relações humanas.
3. RECURSOS E MATERIAIS
Livro
didático, tabuleiro, dados.
4. METODOLOGIA
·
Divisão da sala em três ou quatro
grupos;
·
Início do jogo de perguntas e respostas.
Quem acertar as questões avança uma casa.
·
A equipe que conseguir responder mais
questões de forma correta e chegar ao fim do jogo, vence a partida.
5. METAS
·
Analise e discussão das questões do jogo
de tabuleiro.
·
A compreensão da importância do material
na construção e apoio ao conteúdo programático.
6. CRONOGRAMA
6.1. Local de
realização – Escola: sala de aula.
6.2. Data de realização: outubro de
2015
7. RESULTADOS ESPERADOS
·
Reconhecimento dos conteúdos teóricos e
metodológicos trabalhados na disciplina por meio do jogo de tabuleiro utilizado.
·
Ampliação dos conhecimentos acerca dos
conteúdos ministrados.
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
APOLINÁRIO, Maria
Raquel. Projeto Araribá: História.
São Paulo: Moderna, 2010.
Confira as imagens da ação:
Nenhum comentário:
Postar um comentário