sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Ação Tabuleiro da História

Ação desenvolvida pelo trio de bolsistas: Amara Brandão, Bárbara Rocha e Sara Nagly

1. OBJETIVOS:
1.      Enfatizar os conhecimentos no processo de ensino-aprendizagem através de um jogo de tabuleiro.
2.      Verificar de maneira dinâmica a absorção do conteúdo ministrado nas aulas de história.
3.      Analisar a interação dos discentes na perspectiva metodológica da disciplina história.
2. JUSTIFICATIVA:
Observando o desempenho dos discentes e procurando encontrar maneiras de dinamizar e diversificar o ensino de historia na sala de aula, fica evidente a necessidade de estimular a pratica e estudo desta.
O Tabuleiro da Historia busca compreender todos os objetivos citados, no sentido em que busca-se a contextualização dos assuntos abordados na disciplina. Os jogos, além do caráter lúdico e divertido que proporciona ao jogador, também desenvolvem funções que vão além do entretenimento, envolvendo também aspectos sociais, cognitivos e afetivos do participante.
Conclui-se que os conhecimentos e aprendizagens adquiridos pelos alunos nos jogos poderão ser utilizados em ações que vão além da prática pedagógica, preparando-os para situações e adversidades enfrentadas na vida, como por exemplo, saber lidar com pessoas com opiniões distintas, bem como a habilidade interpessoal, imprescindível nas relações humanas.
3. RECURSOS E MATERIAIS
Livro didático, tabuleiro, dados.
4. METODOLOGIA
·         Divisão da sala em três ou quatro grupos;
·         Início do jogo de perguntas e respostas. Quem acertar as questões avança uma casa.
·         A equipe que conseguir responder mais questões de forma correta e chegar ao fim do jogo, vence a partida.
5. METAS
·         Analise e discussão das questões do jogo de tabuleiro.
·         A compreensão da importância do material na construção e apoio ao conteúdo programático.
6. CRONOGRAMA
6.1. Local de realização – Escola: sala de aula.
6.2. Data de realização: outubro de 2015
7. RESULTADOS ESPERADOS
·         Reconhecimento dos conteúdos teóricos e metodológicos trabalhados na disciplina por meio do jogo de tabuleiro utilizado.
·         Ampliação dos conhecimentos acerca dos conteúdos ministrados.
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

APOLINÁRIO, Maria Raquel. Projeto Araribá: História. São Paulo: Moderna, 2010. 

Confira as imagens da ação:





Nenhum comentário:

Postar um comentário