Ação desenvolvida pela dupla de bolsistas: Amara Brandão e Sara Nagly
1. OBJETIVOS:
Objetivo Geral: Analisar as medidas adotadas pelo governo e sociedades para reparar a longa história de repressão sob os afrodescendentes no Brasil.
Objetivos específicos:
- Abordar a abolição da escravatura como grande marco no cenário brasileiro;
- Compreender as medidas adotadas para reparar os danos causados aos afrodescendentes no Brasil;
- Refletir a cerca da aplicabilidade da lei 10.639 no livro didático.
2. METODOLOGIA:
No primeiro momento as bolsistas irão fazer uma breve explicação do conteúdo. Em seguida, os alunos deverão analisar o livro didático respondendo à perguntas elaboradas previamente pelas bolsistas. Por fim, os alunos deverão expor sua opinião a cerca do livro didático no que diz respeito à lei 10.639, que determina o ensino obrigatório do tema Historia e Cultura Afro-brasileira, gerando um debate em sala de aula.
3. ATIVIDADE AVALIATIVA:
Os alunos deverão analisar o livro didático de história adotado pela escola respondendo em uma folha sem pauta às seguintes perguntas:
- . No seu livro didático há conteúdos sobre a História e Cultura Afro brasileira?
- . Na sua opinião esse conteúdo é suficiente? O que pode melhorar?
4. RECURSOS:
Livro didático, data show, notebook, pendrive, folhas A4, lápis.
5. CRONOGRAMA:
- Local de realização: escola - sala de aula;
- Data de realização: 21/11/2016
6. REFERÊNCIA:
APOLINÁRIO, Maria Raquel. Projeto Araribá: História. São Paulo: Moderna, 2010.
Confira as imagens da ação:
Gabriel - 8º ano B
Nenhum comentário:
Postar um comentário