Ação:
O escravo negro no Brasil Colonial: tráfico e cotidiano (8º ano B / Turno
Manhã)
Bolsistas: Lucas Ramyro Gomes de Brito e Márcia Suely Santiago de Lira Araújo
A
ação objetiva problematizar a vinda dos negros africanos para o Brasil
e o cotidiano dos mesmos nos espaços urbano e rural. Para tanto, desenvolve-se
a aula pretendendo discutir o tráfico de negros da África para o Brasil levando
em consideração a situação dos mesmos nos tumbeiros e à espera de compradores
nos portos quando chegavam à Colônia e analisar o cotidiano dos escravos negros
nos ambientes urbano e rural, no que tange às atividades exercidas, os
costumes, os castigos exercidos contra eles e as resistências.
A
ação se encontra dentro de um projeto que envolve todo o PIBID-UESPI, que objetiva
promover a reflexão e divulgação das questões afro-brasileiras e indígenas
conforme as exigências da LDB, PCN’s, a Lei 10.639/2003 e a 11.645/2008. A
título de informação a Lei 10.639 que torna obrigatório o ensino sobre História
e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio,
oficiais e particulares, será inserida na Lei no 9.394,
de 20 de dezembro de 1996.
Na primeira aula
(15/06/2015), fez-se uma breve introdução para situar os alunos desde a chegada
dos portugueses no Brasil em 1500, falando do porquê do açúcar como matéria a
ser produzida e a mão de obra que se optou para fazer tal produção, o
escravismo colonial e os motivos econômicos, os índios e a Igreja, e a
organização da economia e da sociedade canavieira na América Portuguesa. Com o
auxílio de um livreto produzido pelos bolsistas, iniciou-se o conteúdo enfocado
na ação, solicitando uma atividade para casa sobre questões de identidade e que
os alunos analisassem, junto com os bolsistas, trechos do livro Cultura e Opulência do Brasil, do padre
jesuíta Antonil, que fala do dia a dia e do tratamento em relação aos escravos.
Logo após, a aula prossegue com explanações pontuando o tráfico dos escravos
negros da África para o Brasil e enfatizando as condições vividas pelos mesmos
nos tumbeiros. Acrescentamos ainda a chegada desses escravizados nos portos
brasileiros e a maneira como os negros eram denominados. (Na aula anterior –
08/06/2015 - foi solicitado que os alunos fizessem uma pesquisa sobre os
pintores Debret e Rugendas, e sobre o padre Antonil).
Na
segunda aula (22/06/2015), pretende-se trabalhar as principais atividades
exercidas pelos escravos negros nos ambientes urbano e rural, os costumes e os
castigos, as resistências, e a relação presente/passado quanto à
temática fazendo referência a formas contemporâneas de escravidão, a exemplo
dos cortadores de cana conhecidos como boias-frias. Durante a discussão, solicitaremos
aos alunos que interpretem as imagens de Rugendas e Debret sobre o cotidiano
escravo no Brasil Colonial, referentes aos costumes e os castigos e às atividades
exercidas. Para concluir, os bolsistas farão as considerações finais e
apresentarão uma atividade para casa.
Na terceira aula
(29/06/2015), será feito uma leitura complementar e discussão sobre as
discussões recentes sobre a temática racial. Além disso, será solicitado aos
alunos que respondam um questionário para se avaliar o aprendizado dos alunos
em relação à temática empreendida na ação.
A receptividade dos alunos quanto à elaboração e
desenvolvimento das atividades foi algo motivador. Notou-se ainda grande
interesse dos mesmos no conteúdo ministrado pelos bolsistas, bem como na
participação, quando solicitados, no decorrer da atividade. Percebeu-se também
que a ação motivou a participação daqueles alunos que não se predispõem em
interagir na aula de maneira construtiva.
O Plano de Aula foi elaborado tendo em vista a
necessidade de se nortear a aula. Para
tanto, elabora-se um estudo referencial, a exemplo dos Parâmetros Curriculares
Nacionais e livros didáticos, para poder saber manipular a argumentação, os
recursos e lidar com o alunado.
Confira o plano de aula da terceira aula: Clique aqui para Download
Um texto foi levado aos alunos para leitura compartilhada e comentada sobre a temática e proporcionadora de debate sobre a existência de raças humanas.
Confira o texto complementar sobre a questão de existência de raças humanas: Clique aqui para Download
Conjunto de pinturas sobre os escravos, obras de Debret e Rugendas, para que os alunos analisassem os costumes, o cotidianos e as atividades exercidas.
Confira o conjunto de imagens de Debret e Rugendas que foram levadas para os alunos analisarem: Clique aqui para Download
O caderno didático foi elaborado pelos bolsistas na forma de livreto para ser entregue aos alunos, assim, auxiliando a exposição do conteúdo, tendo em vista o livro didático não contemplar a temática.
Confira o livreto produzido pelos bolsistas: Clique aqui para Download
Slides foram produzidos para auxiliar a exposição do conteúdo:
Confira os slides: Clique aqui para Download
Confira os slides: Clique aqui para Download
Foi aplicado um questionário para se tentar avaliar a aprendizagem.
Confira o questionário avaliativo: Clique aqui para Download
Confira fotografias da execução da ação:
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