sexta-feira, 26 de junho de 2015

Ação: O escravo negro no Brasil Colonial: tráfico e cotidiano (8º ano B / Turno Manhã)


Ação: O escravo negro no Brasil Colonial: tráfico e cotidiano (8º ano B / Turno Manhã)

Bolsistas: Lucas Ramyro Gomes de Brito e Márcia Suely Santiago de Lira Araújo

A ação objetiva problematizar a vinda dos negros africanos para o Brasil e o cotidiano dos mesmos nos espaços urbano e rural. Para tanto, desenvolve-se a aula pretendendo discutir o tráfico de negros da África para o Brasil levando em consideração a situação dos mesmos nos tumbeiros e à espera de compradores nos portos quando chegavam à Colônia e analisar o cotidiano dos escravos negros nos ambientes urbano e rural, no que tange às atividades exercidas, os costumes, os castigos exercidos contra eles e as resistências.

A ação se encontra dentro de um projeto que envolve todo o PIBID-UESPI, que objetiva promover a reflexão e divulgação das questões afro-brasileiras e indígenas conforme as exigências da LDB, PCN’s, a Lei 10.639/2003 e a 11.645/2008. A título de informação a Lei 10.639 que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, será inserida na Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

Na primeira aula (15/06/2015), fez-se uma breve introdução para situar os alunos desde a chegada dos portugueses no Brasil em 1500, falando do porquê do açúcar como matéria a ser produzida e a mão de obra que se optou para fazer tal produção, o escravismo colonial e os motivos econômicos, os índios e a Igreja, e a organização da economia e da sociedade canavieira na América Portuguesa. Com o auxílio de um livreto produzido pelos bolsistas, iniciou-se o conteúdo enfocado na ação, solicitando uma atividade para casa sobre questões de identidade e que os alunos analisassem, junto com os bolsistas, trechos do livro Cultura e Opulência do Brasil, do padre jesuíta Antonil, que fala do dia a dia e do tratamento em relação aos escravos. Logo após, a aula prossegue com explanações pontuando o tráfico dos escravos negros da África para o Brasil e enfatizando as condições vividas pelos mesmos nos tumbeiros. Acrescentamos ainda a chegada desses escravizados nos portos brasileiros e a maneira como os negros eram denominados. (Na aula anterior – 08/06/2015 - foi solicitado que os alunos fizessem uma pesquisa sobre os pintores Debret e Rugendas, e sobre o padre Antonil).

Na segunda aula (22/06/2015), pretende-se trabalhar as principais atividades exercidas pelos escravos negros nos ambientes urbano e rural, os costumes e os castigos, as resistências, e a relação presente/passado quanto à temática fazendo referência a formas contemporâneas de escravidão, a exemplo dos cortadores de cana conhecidos como boias-frias. Durante a discussão, solicitaremos aos alunos que interpretem as imagens de Rugendas e Debret sobre o cotidiano escravo no Brasil Colonial, referentes aos costumes e os castigos e às atividades exercidas. Para concluir, os bolsistas farão as considerações finais e apresentarão uma atividade para casa.

Na terceira aula (29/06/2015), será feito uma leitura complementar e discussão sobre as discussões recentes sobre a temática racial. Além disso, será solicitado aos alunos que respondam um questionário para se avaliar o aprendizado dos alunos em relação à temática empreendida na ação.


A receptividade dos alunos quanto à elaboração e desenvolvimento das atividades foi algo motivador. Notou-se ainda grande interesse dos mesmos no conteúdo ministrado pelos bolsistas, bem como na participação, quando solicitados, no decorrer da atividade. Percebeu-se também que a ação motivou a participação daqueles alunos que não se predispõem em interagir na aula de maneira construtiva.



O Plano de Aula foi elaborado tendo em vista a necessidade de se nortear a aula.  Para tanto, elabora-se um estudo referencial, a exemplo dos Parâmetros Curriculares Nacionais e livros didáticos, para poder saber manipular a argumentação, os recursos e lidar com o alunado.


Confira o plano de aula da terceira aula: Clique aqui para Download




Um texto foi levado aos alunos para leitura compartilhada e comentada sobre a temática e proporcionadora de debate sobre a existência de raças humanas.

Confira o texto complementar sobre a questão de existência de raças humanas: Clique aqui para Download




Conjunto de pinturas sobre os escravos, obras de Debret e Rugendas, para que os alunos analisassem os costumes, o cotidianos e as atividades exercidas.

Confira o conjunto de imagens de Debret e Rugendas que foram levadas para os alunos analisarem: Clique aqui para Download




O caderno didático foi elaborado pelos bolsistas na forma de livreto para ser entregue aos alunos, assim, auxiliando a exposição do conteúdo, tendo em vista o livro didático não contemplar a temática.

Confira o livreto produzido pelos bolsistas: Clique aqui para Download




Slides foram produzidos para auxiliar a exposição do conteúdo:

Confira os slides: Clique aqui para Download





 Foi aplicado um questionário para se tentar avaliar a aprendizagem.

Confira o questionário avaliativo: Clique aqui para Download








Confira fotografias da execução da ação:















Confira o livreto original, na versão de impressão para ser dobrável: Clique aqui para Download



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