A ação ''África em Imagens'', desenvolvida nas turmas do 9° A e 8° C, foi realizada pelas bolsistas Bárbara Rodrigues e Brenda Costa, supervisionada pelo professor Evandro e solicitada pelas coordenadoras do subprojeto História.
Painel produzido pela turma do 9° ano A |
A ação foi desenvolvida com o objetivo de levar aos alunos uma percepção sobre a África diferente da que costuma aparecer nos livros didáticos e na mídia. Procurou-se desmistificar a África como um lugar apenas de pobreza, doenças, fome e sede, de uma população escrava, desinformada e distante da cultura brasileira, por exemplo. Tendo em vista que esses são os principais aspectos que se dissemina sobre esse continente e sua população. Foi pretendido perceber, sobretudo, as riquezas sócio-culturais africana e sua contribuição para a formação da sociedade brasileira.
Algumas produções textuais dos alunos |
A atividade foi desenvolvida nas duas turmas, 9° A e 8° C, sendo dividida em três momentos. Primeiramente foi realizada uma micro-aula
sobre a África, ministrada pelas bolsistas, onde durante toda a discussão foram
feitas indagações aos alunos em relação ao que eles já conheciam
sobre esse continente. Foram destacadas algumas contribuições dos africanos
para a nossa cultura, como as danças, religiões, comidas e músicas, assim como o processo da vinda deles para o Brasil no período colonial.
Ressaltou-se, ainda, a importância de se respeitar não apenas a cultura de cada
povo, mas cada individuo independente da sua cor, nacionalidade, carga
histórica e padrões culturais.
No segundo dia, os alunos tiveram que
produzir desenhos baseados na percepção deles sobre o assunto já citado,
utilizando para isso folhas A4, pincéis, coleções e lápis. No terceiro dia as bolsistas, além de alguns
dos desenhos produzidos em sala, levaram outras imagens que mostravam um outro
lado do continente africano e da cultura afro-brasileira, como as praias, os
animais, as vestimenta, as danças, a capoeira e a religiosidade, pontos que
foram discutidos ao longo das outras duas etapas mas que precisam ser
visualizados pelos alunos para que houvesse um entendimento satisfatório do conteúdo e da realização da atividade.
Nessa mesma ocasião, foi levado outro material, este trazia
curiosidades sobre os africanos e sua cultura. Depois de todo esse processo de discussão, produção e interpretação de imagens, os alunos produziram
um mural com os desenhos selecionados e as outras imagens que foram levadas
pelas pibidianas. Ao final, a turma teve que escrever, individualmente, a sua
percepção sobre a África e os afro-brasileiros, pontuando se houve mudança de
visão sobre os indivíduos aqui tratados, assim como sobre as diferenças e
semelhanças entre os desenhos por eles feitos e os levados pelas bolsistas.
Painel produzido pela turma do 8° ano C |
Recursos
Folhas A4
Papel Madeira
Pincéis
Coleções
Textos de Curiosidades
Produções Textuais
Desenhos
Imagens
Obs.:
Observou-se muito a produção de pirâmides nos desenhos, isso se deu pelo fato dos alunos ficarem animados ao saber que o Egito fica no continente africano, esse detalhe era desconhecido por eles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário